quinta-feira, 1 de outubro de 2009

...quando a Globo "desmascarou" Alanis Morrisette: cai a ficha!

.
Estava eu a lembrar das origens do meu gosto musical. Conforme já relatei, o Metallica foi bastante influente nisso.. mas ao mesmo tempo, eu não era daqueles que se prendiam à um rótulo só. 1996,97... também foi a época que descobri Alanis Morrisette e o seu primeiro CD, Jaggued Little Pill.Um ótimo disco, até hoje uma obra prima (meu amigo Kana tb concorda). O ouvia muito naqueles dias de adolescente. E hoje, estranhamente... o ouço bem pouco.

O que ocorreu foi o seguinte: a Alanis, na época, parecia ter surgido do nada, com a MTV dedicando especiais à ela, investigando de onde surgiu, de onde tirou seu estilão meio indie-agressivo-introspectivo - que era inovador. Todos falavam de sua modernidade na música, seu apelo entre os adolescentes... Segue um clipe dessa primeira fase, realmente era bom:




E então... o tempo passa, a moça ganhou visibilidade, e veio seu segundo CD (o segundo álbum pode ser considerado um teste de resistência para um artista inovador - cuidado, Lady Gaga..rs); Supposed Former Infactuation Junkie. Também me agrada, embora.. algo tinha mudado, ela começou a surgir em tudo quanto é canto; gostar dela virou moda.. mas até aí tudo bem... ) O álbum mesmo, vinha cheio de experimentações, com um ou outro sonzinho eletrônico no meio da melodia. Á isso se seguiu um disco Acústico, bom, mas dentro do normal...

Aí que a coisa virou.... de repente a TV aberta descobriu a cantora; começou a tocar música dela em novela; dizem que ela se declarou homossexual (foi só pra mim que isso pareceu oportunismo pra se afirmar e vender mais entre o público feminino???) ... e o seguinte álbum.. quando ouvi... foi uma decepção... foi tão sem graça que nunca mais na vida me dignei a ouvir algo novo de Alanis Morrisette.

E num belo dia, vejo uma chamada na rede Globo: "não perca, hoje no Fantástico - um exclusivo show de Alanis Morrisette para todo o elenco da Globo.....!!"

Aí então eu notei... o inovador e substancial trabalho de Alanis Morrisette virou farofada brega. Ela virou mais uma. Passou do ponto... rs

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, cara. A TV brasileira tem o dom de enaltecer as porcarias e deixar de lado a música boa de verdade. Veja estas bostas de VMB e as bunca fuleiras que vão lá. Me dá ódio, cara. Por isso eu nem acompanho, é melhor pro meu estado de espírito. Enquanto isso vamos ouvir bastante Metallica, Queen e todas as outras grandes banda estrageiras que mesmo daqui 500 anos terão músicas/músicos/bandas melhores que as nossas aqui.

Abração e mto interessante a abordagem!
http://andrevhmansao.wordpress.com
http://horadobrainstorm.wordpress.com

Dedé Kana disse...

Como você disse, também considero o primeiro disco uma obra prima pós grunge.
Só o primeiro.