terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comics is Business

Olá, caros amigos, como vão??

Pois é... nesses tempos de agosto/setembro.... um monte de coisas aconteceram e eu nem dei meu palpite...

A surpreendente compra da Marvel pela Disney, por exemplo. A nóticia pegou de surpresa a todo mundo que acompanha a indústria do "entretenimento nerd"... Cerca de 5.000 personagens à disposição da Disney, num acordo que com certeza, vai beneficiar e muito as duas empresas. Claro que as primeiras observações dos leitores são as mais básicas e até meio bestas, tipo "Quando teremos um encontro entre o Mickey e o Homem-Aranha??" ou "Quero o Superpateta nos Vingadores!!" (ei, essa seria hilária...), mas a coisa vai bem mais além.

1 - A Marvel realmente ganhou terreno na última década, até mesmo na cabeça de quem NÂO lê gibis. Vide o sucesso das trilogias Homem-Aranha e X-Men, por exemplo. Gibis são a atual grande fonte de Hollywood. A editora até mesmo abriu sua própria produtora (a Marvel Studios), que não começou feio, com o competente "O Incrível Hulk", e o sucesso de bilheteria "Homem de Ferro" (que ganha continuação no ano que vem). Com certeza a editora vale os 4 Bilhões que a Disney gastou.

2 - A Disney vinha meio quebrada de $$$, a Marvel deve garantir uma boa rentabilidade.

3 - Num futuro próximo, a Disney quer controlar toda a distribuição dos filmes produzidos pela Marvel Studios, o que auxilia e muito as produções.

4 - Há um certo receio por parte dos leitores. A Disney sempre direcionou qualquer produçao sua à família, para todas as idades. A Marvel, com suas linha ousada de histórias (incluindo o bom selo MAX, voltado pra adultos),não sofreria uma "Disneyficação", ficando mais infantil???? Há algum tempo a Disney afirmou que não, felizmente. Pra mim, isso seria um tiro no pé, se ela quer lucrar com a editora, não seria sensato mudar a fórmula que a consagrou.. Mas a maioria ainda vê o acordo com bons olhos.

5 - A Disney é proprietária da Pixar, possívelmente a maior produtora de animação 3d atualmente. Só filmão no currículo (Toy Story, Procurano Nemo, Os Incríveis, Up... etc). Sendo assim, tente imaginar as possibilidades da Pixar com um personagem Marvel nas mãos. : )

Terminando... só há uma única coisa mesmo que incomoda este humilde escriba: no Brasil, a Disney tem um contrato de mais de 60 anos com a editora Abril, que já publicou a Marvel por muito tempo. Até perder o contrato para a Panini, que há alguns anos têm feito o melhor trabalho de edição dos quadrinhos Marvel no país. Será que essa compra não afetaria a produção nacional, transferindo a Marvel de volta para a editora Abril?? Isso é apenas uma hipótese, mas ainda não se sabe se isso é possível ou não. Eu torço que não.

Bom... olhem aí um vídeo muito engraçado que achei no youtube, onde um cara satiriza esse acordo, com uma referência clara à "O Rei Leão" da Disney....rsrsrs




O que acham disso tudo, pessoal?
Abraço a todos!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, vc sabe que eu não manjo absolutamente nada sobre a Disney e a Marvel, mas vou falar sobre as empresas. Geralmente quando duas gigantes se juntam, só coisas boas acontencem. Acho que, pela diversificação de produtos/serviços que elas oferecem, muita coisa nova, interessante e moderna deve vir por aí. Eu diria que só o alvoroço que isso vai causar sobre os fãs das duas empresas já valerá a pena. Agora é questão de tempo e novidades surgirão, né? Abração!

http://andrevhmansano.wordpress.com
http://horadobrainstorm.wordpress.com

Rodrigo disse...

Parabéns pelo blog Alex... o deixei nos meus recomendados... qq hora aparece lá no meu blog ta?! grande abraço!

Rodrigo

http://belasmensagens.zip.net/