terça-feira, 8 de setembro de 2009

UP - Altas Aventuras


Que filme mágico.

Fazia muito tempo desde a última vez que vi um filme da Pixar direto no cinema.. e mais tempo ainda que vi uma produção da Disney... então, movido pela boa reputação da parceria entre os dois estúdios, neste feriado fui conferir "UP - Altas Aventuras".

Já ouvi dizerem que a Pixar, apesar da ultra tecnologia 3d à disposição, vem nos trazendo à um revival dos primórdios do cinema. E eu concordo. É como se as outras super produdoras tivessem se esquecido de como é um ser humano normal....

E é isso que UP nos traz.. a vida do ser humano, na forma de uma inusitada dupla dinâmica - o velhinho ranzinza Carl Fredrickson - que após conhecer o amor de sua vida e perdê-lo após décadas, reaprende a viver e a sentir ao instalar inúmeros balões em sua casa e sair voando rumo à uma montanha perdida ao lado de uma cachoeira.. e o inocente escoteiro de 8 anos Russell, que embarca por acidente..

Sim, a qualidade da animação Pixar continua excelente... mas o grande forte do filme é justamente a sua história, ao mesmo tempo triste, alegre, engrçada, movimentada e otimista. Toda a sequência inicial, por exemplo, é muito tocante - porém sem soar melodramática ou forçada - e é contada quase sem falas, nos passando tudo somente pela imagem.

Também merece crédito a dublagem de Chico Anysio (!!) como Carl, na versão dublada. Ficou perfeito.

Não irei me alongar mais, para não estragar o filme... UP - Altas Aventuras é obrigatório para qualquer fã de cinema que se preze. Não percam tempo e ASSISTAM. Nota 10.

Nenhum comentário: