segunda-feira, 24 de março de 2008

Dica Cultural: Os Maiores Clássicos dos Vingadores Vol.1


Mais uma comprinha da última Fest Comix. Uma republicação com 300 pgs, contendo histórias publicadas orginalmente em 1971, estrelando os Vingadores, equipe da Marvel Comics liderada pelo Capitão América, contando com Thor e Homem-de-Ferro, além de outros.


Esta história reúne duas raças alienígenas da editora, os armamentistas Krees e seus rivais, os transmorfos verdes Skrulls, na sequência de histórias que ficou conhecida como "A Guerra Kree-Skrull".

Ao meu ver, a tal Guerra foi usada apenas como pano de fundo - pois a ação se concentra mais nos Vingadores. Mas é um bom divertimento, sem dúvida. O roteiro "saudoso" de Roy Thomas é agradável, e cheio de recordatórios repletos de frases de efeito (um recurso que só funciona quando bem utilizado, mas Thomas sempre o fez com competência, vide sua memorável passagem por Conan)..!

A arte é cuidada por três sujeitos: Neil Adams, John Buscema (grandes mestres) e o irmão de John: Sal Buscema. No caso deste último, devo reavaliar minha opnião de simples mortal: esta edição em formato americano me mostrou o que durante anos nunca notei: que seu também era bom. Acho que o "formatinho" dos gibis da Abril nos anos 90 "enfeiava" a arte do cara. Putz, foi mal, Sal.

Mas voltando ao enredo em si:um dos Skrulls infiltrados em Nova York incita à população à repudiar os heróis, sugerindo uma conspiração alienígena no planeta (pois a Terra entra no meio da disputa das duas raças). Assim como em outras histórias dos anos 70.. taí um recurso que poderia ser melhor aprofundado. Pois bem:

Um dos melhores escritores Marvel dos últimos anos, Brian Bendis, anda pegando "pontos não explicados" desta história para lançar um nova saga: Secret Invasion, onde sugere que alguns dos heróis mais famosos da editora são na verdade, Skrulls infiltrados para dominar o mundo - e infiltrados há tempos!! Vejamos o que nos aguarda.....olhem só essas imagens promocionais a Marvel anda apresentando pra instigar os leitores:


Abração, pessoal!

Nenhum comentário: