quinta-feira, 14 de maio de 2009

Uma reinterpretação do Noir: Blade Runner - O Caçador de Andróides

E lá vamos nós novamente com o cinema Noir.
Mas neste caso é um pouco diferente, pois estou falando de Blade Runner - O Caçador de Andróides, uma mistura da ficção científica e o estilo Noir. Estrelado por Harrison Ford, no papel de Rick Deckard, um policial de Los Angeles no futuro, um caçador de Replicantes, andróides subservientes programados para morrer automáticamente após meros 4 anos de ativação. Alguns deles se rebelam, procurando seu criador para exigir mais tempo de vida.



É um filme estranho, com certeza, mas daqueles que não sairão de sua cabeça. Não se sabe a razão exata para seu status cult, se é a visão pessimista, sombria e reflexiva do autor do livro original, Phillip K. Dick, ou a direção magistral de Ridley Scott... que conseguiu misturar o futuro tecnológico com a sociedade decadente, com constantes alusões ao Noir.

Tudo isso foi intensificado na Versão do Diretor, lançada em 1992, onde o final é totalmente jogado em aberto, e dúvidas surgem se o próprio Rick Deckard seria ou não um replicante.
Um filme que sempre gera mais e mais debates, que merece ser revisto de tempos em tempos.



E uma trilha sonora impressionante. Deixo lhes com uma simples pergunta, atribuída sobre a mocinha do filme, uma replicante por quem Rick Deckard se apaixona:

"È uma pena que ela não vá viver. Mas afinal, quem vive??"

Nenhum comentário: