domingo, 25 de julho de 2010

Predadores

Ah, a ação dos anos 80..!
Quem não cresceu assistindo as reprises de Stallone, Willis e Scharznegguer..? Os filmes tinham "culhões", mostravam logo a pancadaria, os tiroteios e não te enrolavam..... Pois é.. e um dos clássicos desse gênero era um filme muito singelo chamado "O Predador" (O pôster do original está aí ao lado). 

Nosso amigão Scharza comandava um esquadrão de resgate numa selva na Guatemala... e metódicamente, se via caçado por uma criatura de outro planeta, por puro esporte. Um filme que começava como um Rambo qualquer e ia crescendo e aumentando a tensão até revelar o grau de ameaça! Virou Cult, um clássico do gênero... obrigatório!

Claro que os caçadores feios ganharam mais uma continuação, Predador 2, desta vez na cidade, com Danny Glover como policial, e encarando o Predador em meio à uma guerra de traficantes. Foi legal. Mas bem no final desse, inventaram de incluir uma caveira de um Alien dentro da nave dos caras e.... há poucos anos, tivemos o quase inexpressivo Alien vs Predador (onde eu me vi forçado a torcer pros Predadores... mas não necessariamente isso é bom.. o Predador como anti-herói não tem o mesmo brilho...rs). Mais uns dois anos, Alien vs Predador 2, que eu não vi, mas quem viu disse que afundou a franquia... 

Até agora. Pois há algum tempo se viam notícias de que o diretor Robert Rodriguez (que é amigão do Tarantino...fez Sin City, por exemplo) tinha certas idéias.... e eis então, que resolve produzir o filme Predadores, que eu tive o prazer de assistir hoje!

Pra começar, o cara resolveu ignorar todas as continuações e derivados.. e contar uma história ao estilão do primeiro: caçada sangrenta na selva!!! E a história tem umas sacadas legais, troca-se a Terra por um planeta selvagem, onde os Predadores soltam os humanos lá dentro, e o utilizam como arena de caça. Temos diversos personagens soltos no local, um traficante de drogas, um membro da yakuza, um soldado russo, uma atiradora de elite... e herói da vez, um mercenário interpretado pelo magrelo Adrian Brody, em seu primeiro papel de ação. O cara até convence bem..! E ainda guarda uns personagens mais estranhos à situação, como um médico meio inútil ("pô, porquê os Predadores teriam interessem em caçar um médico?")... até certo ponto da história. E mais um outro ator surpresa num papel bem interessante...!

O único grande defeito do filme, na minha opinião, ao mesmo tempo é a grande qualidade: se você já viu o filme original, vai ficar comparando os dois. O Scharza nem faz falta, é verdade (mas o personagem dele é citado no meio do filme para contextualizar a coisa toda)... mas de início, os personagens perdidos na selva não parecem tão cativantes quanto o esquadrão militar do original. Você fica torcendo pro Predador aparecer logo.

Mas felizmente, assim como o clássico, o enredo começa bem normal e vai crescendo a cada sequência...e você vai curtindo os novos rostos (claro, conforme eles ainda ficam vivos..hehehe). Mas isso é detalhe de um nerd exigente feito eu, o filme é recomendado SIM... o original dos anos 80 é melhor, claro... mas Predadores faz o serviço básico direito e traz a mesma ambientação, ressucitando a franquia numa boa homenagem ao filme antigo: temos de volta o Predador como um caçador Bad-Ass; e cenas de ação, quem diria, ao estilo old-school dos anos 80!!!!

E nesta semana, Rodriguez disse que pretende fazer uma sequência. Se for na mesma pegada, ótimo!!!

E parafraseando Dutch, o personagem do Arnold no original:



- "Meu Deus... mas como você é FEIO....."

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, mto bons o tema e a abordagem! Particularmente preferiro a grante maioria dos filmes de ação dos anos 80 meados de 90.

Eu já tinha vontade de assistir Predadores, e agora com sua "palpitada", fiquei mais interessado.

Grande abraço, meu querido! ;)